Uma das obras mais emblemáticas da música sacra do século XIX poderá ser apreciada no Theatro São Pedro nos dias 19, 20 e 21 de setembro. O programa reúne o Requiem, Op. 48, de Gabriel Fauré, e o movimento Silentium de Tabula Rasa, de Arvo Pärt, em diálogo com a performance do bailarino Roberto Alencar, sob regência de Neil Thomson e concepção cênica e desenho de luz de Aline Santini.
Ingressos: de R$ 36 (meia) a R$ 72 (inteira), disponíveis no site do Theatro
As récitas contam ainda com a participação do Coral Paulistano, do Madrigal da Escola Municipal de Música de São Paulo, regido por Maíra Ferreira, e dos solistas Aymée Wentz (soprano) e Fellipe Oliveira (barítono).
Na primeira parte da noite, o público será conduzido ao universo contemplativo de Silentium, de Arvo Pärt (1935–), composta em 1977 e marcada pelo silêncio como elemento central da experiência musical. A peça ganha força cênica com a presença do performer Roberto Alencar, que evoca a solidão contemporânea em diálogo com a música minimalista do compositor estoniano.
Em seguida, será apresentado o Requiem, Op. 48, de Gabriel Fauré (1845–1924), escrito entre 1887 e 1890. Diferente de outros réquiens de tradição mais dramática, a obra de Fauré é marcada pela serenidade e pelo caráter consolador. O próprio compositor afirmava enxergar a morte como “uma libertação feliz, uma aspiração à felicidade além da dor”.
Segundo Aline Santini, a direção cênica “se pauta em uma eloquência visual fortemente baseada no uso de iluminação, com minimalismo nos recursos materiais e elementos cenográficos, mas em interação constante”. Para ela, a luz assume caráter dramatúrgico e expande a experiência visual para além do palco.
“A primeira parte, com a música matemática e cíclica de Pärt, traz a aparição do performer evocando a solidão contemporânea. Já o Requiem de Fauré se abre em contraste, com orquestra e coro conduzindo a uma sensação de leveza e elevação”, explica Santini. “O espetáculo busca o sublime, no sentido do extraordinário e grandioso, que pode ser belo e, ao mesmo tempo, inquietante.”
A apresentação de 20 de setembro (sábado), às 20h, será transmitida gratuitamente pelo canal oficial do Theatro São Pedro no YouTube: @TheatroSaoPedroTSP
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.